A minha Lista de blogues

terça-feira, 30 de março de 2010

Certificados Energéticos

Esta coisa do Certificado Energético, deixa-me perplexo. Supunha eu que as casas com pior desempenho fossem alvo de uma discriminação positiva. Mas não é assim. As com melhor desempenho, A+ ou A, são bonificadas em sede de IRS, as restantes não. Deixa-me cá pensar, então num País onde prolifera uma casta de patos bravos, que enriqueceram á custa do desleixo da nossa fiscalização (disse desleixo), penaliza-se quem tem menos poder de compra e é empurrado para gaiolas de cimento sem o mínimo de condições térmicas e acústicas. Há qualquer coisa de anti-social nesta lei, eu acho.

3 comentários:

  1. Eu também acho...mas
    Mas aqueles que em fase de contrução de uma habitação, investem mais dinheiro (muito mais mesmo) para a terem classificadas A ou A+ não deverão ter benefícios?

    ResponderEliminar
  2. Violeta

    Mas esses são a minoria,e deviam sim. Mas falo daqueles que compram já construído,os tais a que a fiscalização "fecha os olhos" e acabam por comprar gato por lebre.

    ResponderEliminar
  3. Fusão,

    Atés podes ter alguma razão.
    Mas as casas já construídas, as tais em que a fiscalização já fechou os olhos, não precisam da certificação. Só precisam em caso de venda/compra. E aqui chegados é que a coisa pode funcionar como descriminação positiva, ou seja, o preço da transação dessa casa deve refelectir (para baixo) o seu mau desempenho energético. Cabe a quem compra usar esse factor na hora de negociar.

    ResponderEliminar